sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

REUNIÃO NA JMIU EM HAMAMATSU

A reunião de hoje no sindicato(JMIU) em Hamamatsu teve como objetivo elaborar a pauta de negociação que foi solicitada para o dia 10/02 e está sendo esperada uma confirmação da Asmo.
Os funcionários que já tiveram o contrato encerrado em 31/01 foram expor os problemas enfrentados como a liberação do documento de desligamento(rishokuhyoo) para dar entrada no seguro-desemprego provisório para a subsistência. Já houve casos de liberação em Hiroshima, por isso o sindicato quer implantar o mesmo processo.


Muitos podem não ter entendido o ato realizado na segunda-feira no portão da Asmo. Mas aquele ato foi uma maneira de deixar claro que o funcionário quer continuar trabalhando que em japonês se fala "shuuroo toosu". A intenção foi deixar explícito na mídia como aconteceu em alguns jornais japoneses e na imprensa brasileira também. Os jornais japoneses ouviram a Asmo que declarou que está em negociação.

A partir disso, a Asmo se mostrou mais aberta a negociação.
Na reunião de hoje estava presente a NHK para realizar uma matéria. Foram expostos nossos problemas e reivindicações e depois a Asmo seria ouvida também. A imprensa tem papel importante de divulgação e ao mesmo tempo de expor a empresa e seus atos.
Na próxima negociação será discutida novamente a questão da empresa não estar comunicando primeiro o sindicato das questões referentes aos seus sindicalizados.
Estará também reivindicando os direitos dos sindicalizados que terão o término de contrato em 28/02.
Será pedido a liberação do documento de desligamento para liberação do seguro-desemprego provisório.
Além disso, já será enviada na segunda-feira(09/02) um comunicado a Asmo exigindo que os funcionários não sejam pressionados a usar suas folgas remuneradas(yuukyuu). Houve um caso em que os próprios chefes ameaçaram atrasar o salário e descontar os dias se não usasse o yuukyuu nas folgas estipuladas pela empresa(tokubetsu kyuuka). O funcionário explicou que era contra a lei e não iria usar. Os chefes vendo que estavam errados, simplesmente se desculparam.
Mas esse caso foi relatado ao JMIU que irá questionar a empresa de seus atos que são ilegais!!!
Não se pode obrigar o funcionário a usar suas folgas(yuukyuu) nos feriados determinados pela empresa nem obrigar a usar no cumprimento do aviso prévio, isso consta nas leis trabalhistas. Se a empresa vai dar folga aos seus funcionários, ela é obrigada a pagar o tokubetsu kyuuka(90% da diária).
Não tenham medo de dizer NÃO aos seus chefes. O interesse da fábrica é fazer os brasileiros gastarem suas folgas para dispensá-lo logo.

**Quem está sindicalizado não deve assinar documentos fornecidos pela Asmo. Tudo que você receber pelo correio ou na fábrica deve ser entregue a algum membro do Asmo Bunkai que passará ao JMIU.

Nenhum comentário:

Postar um comentário