domingo, 1 de fevereiro de 2009

ADESÃO AO ASMO BUNKAI







A reunião de hoje contou com quase 70 pessoas e teve cobertura de correspondentes da TV italiana e do International Press. Contamos com a presença de vários representantes da JMIU(Sindicato japonês) que vieram dar explicações sobre a negociação que ocorreu no dia 29/01.
Inicialmente, foi solicitado à Asmo que respeitasse os direitos do sindicato dos trabalhadores, entre eles o de não prejudicar nenhum funcionário pelo fato de estar sindicalizado. Em resposta, a Asmo aceitou respeitar as leis.
O sindicato também exige que a Asmo não negocie diretamente com o funcionário, passando primeiro ao sindicato mas a empresa se mostrou relutante. Quanto a reivindicação dos cancelamentos das demissões, a Asmo apresentou várias folhas de motivos(queda de produção, excesso de funcionários), que não se mostraram suficientes para serem aceitos pelo sindicato.
Aos arubaitos japoneses(kikan-shain) foi dada a oportunidade de se tornarem efetivos conseguindo aprovação nos testes da empresa. Aos brasileiros......nada!!!
Falaram que "posteriormente" podem reduzir os salários e os bônus dos funcionários japoneses efetivos. Aos brasileiros ,apenas a vergonhosa proposta de demissão voluntária mas com um detalhe: sem nenhum benefício.
Isso é inaceitável!!!!
Durante a negociação do dia 29/01 que se realizou no Kosei Kaikan às 18h aconteceu um fato que mostra como a Asmo não respeita os direitos do trabalhador. Nosso presidente do Asmo Bunkai , Bruno Botelho, durante a reunião foi chamado para receber das mãos da advogada da empresa , sua carta de demissão. Nosso negociador, Sr. Nakayasu(JMIU) quando viu do que se tratava , declarou bem claro que estavam negociando o cancelamento de demissões e ela queria demitir o presidente do sindicato, fora de seu local e horário de trabalho, o que é proibido por lei. Isso é uma mostra dos competentes funcionários administrativos da Asmo. No dia seguinte, o presidente Bruno foi trabalhar normalmente e ninguém entregou nenhuma carta de demissão a ele.
Foi redigido pelo JMIU uma carta cancelando os documentos assinados pelos funcionários demitidos , que será entregue amanhã a Asmo. Dos 240 funcionários demitidos que cumpriram aviso prévio até 31/01, tivemos apenas 3 pessoas que se recusaram a assinar os documentos e são sindicalizados. Foi exigido pelo sindicato, o retorno imediato ao trabalho desses funcionários e a Asmo ficou de dar uma resposta ainda hoje.
Esses funcionários irão tentar trabalhar amanhã e pacificamente iremos apoiá-los e deixar
manifesto a vontade dos demitidos sindicalizados de retornar ao trabalho.Teremos cobertura de várias imprensas e TVs japonesas, além da TV italiana e de um deputado federal japonês.
Não estamos sozinhos nessa luta, visto que hoje tivemos a adesão da maioria dos participantes da reunião. Contamos com mais de 70 filiados e muitos virão pela frente porque estão vendo que o nosso trabalho é sério . Não criamos brigas nem tumultos, tudo que reivindicamos está fundamentado nas leis trabalhistas, por isso somos assessorados pelo JMIU. O sindicato é uma cooperativa onde a força do grupo irá prevalecer. De que adiantaria uma pessoa sozinha querer reivindicar seus direitos a empresa? Provavelmente a empresa nem perderia seu tempo em ouví-la.
Mas a luta não é fácil, ainda teremos várias negociações até haver um consenso entre as partes mas o próprio sindicato japonês está motivado porque está vendo que os brasileiros estão unidos e tendo a coragem de se manifestar pelos seus direitos!!!!!

2 comentários:

  1. Gostei muito da reuniao de hj...acredito que foi muito proveitosa e,esclarecedora!!!
    Talvez algumas pessoas estivessem esperando algo mais concreto daquela reuniao de quinta-feira mas,ja era esperado que a ASMO fosse dificultar as negociaçoes.
    Fiquei muito feliz pela quantidade de pessoas que vem comparecendo as reunioes(cada vez mais,nota-se um aumento significativo de pessoas nas reunioes)isso significa que,todos estao se conscientizando da importancia do Asmo Bunkai...
    Desde ja,desejo a todos muita força e muita luta para que a Asmo reconheça a força dos brasileiros.
    Um abraço a todos os brasileiros...

    ResponderExcluir
  2. Eu queria deixar o meu abraco aqui para todas as pessoas de coragem que estao participando de nosso grupo ..Pois nao da pra aceitar de forma pacifica as demissoes que estao sendo impostas a nos estrangeiros .
    Pois nos temos que mostrar que nos tambem fazemos parte da sociedade .
    E nao somos simples aventureiros que viemos aqui so pra ganhar um dinheirinho .

    ResponderExcluir