quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Resumo da Negociação Coletiva (17/02)

Inicialmente tivemos a explicação por parte da empresa, que devido à queda de produção, em março será efetuado o corte de mais 144 pessoas, sendo 111 nikkeis arubaito e 33 japoneses temporários. E que devido a situação, não será possível reconsiderar as demissões de janeiro e fevereiro.

Por parte do Sindicato foram colocados vários argumentos, tais como:
Que a empresa não está em situação tão crítica (apesar do vermelho, ainda tem reservas).
A orientação do ministério do trabalho que diz para as empresas não demitirem trabalhadores estrangeiros facilmente.
Após renovar o contrato várias vezes, equivale a um trabalhador efetivo, portanto para demitir enquadra no caso de "seiri kaiko" em que a empresa deve se empenhar para evitar as demissões.
Uso de ajuda de custo oferecido pelo governo para casos de folga coletiva.
Esforço incluindo toda a empresa para evitar demissões.
Diminuição de horário e salário.

Mas a posição da empresa é que esta fazendo o que pode.

O fato da empresa não ceder, aparentemente pode parecer que não estamos tendo progresso, mas assim como a nossa manifestação de desejar continuar trabalhando no dia 2 passado (não foi querer entrar à força como foi dito de maneira sensacionalista), o fato de não assinar a carta de demissão, são etapas importantes para os próximos passos, que por fim, provavelmente será o tribunal.

Um comentário:

  1. Pessoal vamos continuar nossa luta em favor da justica com os direitos dos trabalhadores!! Alguns progressos ja foram alcancados!! Hoje podemos sacar o seguro-desemprego sem nenhum prejuizo financeiro e o mais importante sem assinar nenhum contrato de desligamento!!

    ResponderExcluir